RSS

Liberalismo e o PSD: Porque deve um Liberal estar no PSD?

04 Dez

O PSD é um partido generalista: tem tantas correntes como o país. Com uma raiz eminentemente interna (i.e., Portuguesa, pois não pertencia à partida a nenhuma Internacional) e um fundador (Sá Carneiro, de que hoje passam 30 anos sobre o desaparecimento) essencialmente pragmático, o PSD abarca uma diversidade de correntes, desde os mais “sociais-democratas” – uma definição em que muitos socialistas se sentem em casa – até aos mais liberais.

Os restantes partidos em Portugal repartem-se entre os Maçons Socialistas (muitos dos quais fervorosos Intervencionistas), a extrema esquerda nos seus dois sabores (cool Bloquista e ortodoxa Comunista), e os pequenos Democratas Cristãos, com o poder a alternar sempre entre os “esbanjadores” Socialistas e os “austeros” Sociais-Democratas. Creio que não terei de dizer muito mais para justificar a importância do PSD no panorama político Português: dos 2 partidos com hipótese de formar governo, é este que é chamado nas horas difíceis para controlar o défice e onde a esperança de que faça algo com sentido deve ser colocada.

O PSD tem essencialmente 2 correntes: Tecnocratas, de Cavaco Silva, Ferreira Leite e Rui Rio, e os Populistas, de Luís Filipe Menezes, Pedro Passos Coelho e Pedro Santana Lopes. Não existe uma ala liberal “organizada”. Assim, as políticas preconizadas pelo PSD acabam por ser Friedmanitas (i.e., Monetaristas), mas com inúmeras intervenções pelo meio, provocadas ora por opiniões bem colocadas por quem tenha interesse nelas, ora por militantes simpáticos, bem-intencionados, e – tal como o fundador – mais pragmáticos que ideológicos, acabando assim o PSD por deslizar para o centrão.

Porque deve então um Liberal entrar no PSD, como defendi na 1ª Conferência do Liberalismo?

Em temos teóricos, para repuxar o PSD para o Liberalismo, pois algumas opiniões bem colocadas no momento certo podem fazer muito pelo país. É preciso liberais para explicar o nosso ponto de vista e, como diria Hayek, “demonstrar às pessoas quão pouco elas na verdade sabem sobre aquilo que imaginam conseguir desenhar”.

Em termos práticos, é preciso participar no debate sobre:
1 – Privatização da RTP – para que esta não seja mais o instrumento de propaganda do poder instalado
2 – Privatização das Águas de Portugal – para que se saiba que os privados não vão envenenar a água…
3 – Diminuição do Défice pelo lado da Despesa e não da receita, como prometido na campanha
4 – Cancelamento do TGV, um investimento que nem as despesas operacionais vai pagar, como o Aeroporto de Beja

E certamente muitos mais que vão aparecendo com o tempo.

A época é demasiado importante e faltam bocas e votos para pressionar o partido aos vários níveis. A vossa participação é essencial! Pelos vossos votos e pelos votos que vocês podem facilmente converter, no partido que representa a hipótese mais credível – e neste momento única – de conseguir tirar o país da situação em que se encontra. Sigam o conselho de Mises e não fujam ao combate intelectual. Portugal agradece.

E se são o tipo de Liberal que não se integra no PSD e se mantém afastado da política porque os políticos possuem este ou aquele defeito, lembrem-se: a culpa da falta de qualidade de alguns quadros do PSD é sobretudo por culpa de pessoas que, tendo valor, se afastam da política. São essas que deixam os espaços para outras pessoas de menos valor mas maior ambição ocuparem. E quem tem valor e se afasta, faz parte do problema e não da solução. Se acha que fazia melhor, junte-se a nós: estamos à espera da sua energia!

Anúncios
 

Etiquetas: , ,

2 responses to “Liberalismo e o PSD: Porque deve um Liberal estar no PSD?

  1. Rodrigo Silva

    5 05UTC Dezembro 05UTC 2011 at 11:13

    Muito Bem !

     
  2. anabrav

    5 05UTC Junho 05UTC 2012 at 9:50

    Penso que faz bem: um liberal tb não ficaria malnem no PSD nem no CDS. Temos tb que reconhcer a superioridade de Portas e de A. Cristas como políticos – na atual situação s´o um govPSD-CDS oferece + garantias de aguentar o barco nesta tormenta… mesmo assim…vamos a ver…

     

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: