RSS

Geocaching

25 Mar

De acordo com a Wikipedia,

Geocaching é um passatempo e desporto de ar livre no qual se utiliza um receptor de navegação por satélite (por enquanto apenas Sistema de Posicionamento Global – GPS) para encontrar uma “geocache” (ou simplesmente “cache“) colocada em qualquer local do mundo. Uma cache típica é uma pequena caixa (ou tupperware), fechada e à prova de água, que contém um livro de registo e alguns objectos, como canetas, afia-lápis, moedas ou bonecos para troca.

Muita gente, incluindo os geocachers, tem dúvidas em classificar o geocaching. Existem várias interpretações: desporto, caça, jogo, actividade ou apenas uma razão para dar uns passeios. O certo é que o geocaching pode obrigar a um esforço físico significativo dependendo da localização da geocache escondida, podendo exigir equipamento especial (material técnico de escalada, por exemplo). Mesmo assim, não deixa de ser acessível a todos. As geocaches são classificadas de 1 a 5 consoante o seu nível de dificuldade (esforço total necessário para a encontrar) e igualmente de 1 a 5 consoante a complexidade do terreno e do acesso ao local específico. O grau de dificuldade varia grandemente, havendo desde caches escondidas em parques públicos, monumentos, cidades até altas montanhas, desertos e mesmo na Antárctida.

Basicamente é uma oportunidade de andar pelo país à procura de caixinhas, visitando sítios que merecem uma visita mas que não visitaríamos se não tivéssemos esta desculpa. A fazer sós ou a 2, sempre com câmara a tiracolo para aproveitar e tirar umas fotos a este nosso belo país. Como bónus, há mais de 1.000.000 em todo o mundo, pelo que ao viajar podemos sempre brincar um pouco também. Passeiem pelos sites e divirtam-se.

Nas férias, como diria alguém há uns tempos atrás, “vou andar por aí” 🙂

Referências: TugaSite.com (Vídeos), Blog (pt).

Em Portugal, já são mais de 14.000.

Anúncios
 

Etiquetas: , , , , , ,

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: