RSS

Os Ricos que Paguem a Crise?

15 Ago

Se os Impostos sobre os Ricos aumentarem – ou seja, se o Estado criar um escalão mais elevado em que cobre muito mais que 50% dos seus Rendimentos – qual é o efeito desse aumento nos impostos cobrados – ou seja, no rácio Impostos/PIB?

A questão é relevante pois não passa nenhum mês desta época de crise em que eu não oiça dizer “Os ricos que paguem a crise“, implicando que a solução para o défice do Estado é aumentar os impostos sobre os que “podem pagar” e mais ainda sobre “os mais beneficiados” pela fortuna (sim, porque ninguém acredita que cheguem lá por mérito!). Implicando portanto que se aumentarmos os impostos sobre os de maiores rendimentos, então o rácio Impostos/PIB vai aumentar de forma a resolver o défice e, quiçá, talvez pagar um pouco a dívida.

Os EUA já tentaram isso no século passado e 99 anos depois da criação do IRS Americano já temos alguns dados para poder saber se nos EUA é esse o caso. Apresento-vos a “Lei de Hauser” (Wiki):

Hauser’s law is the proposition that, in the United States, federal tax revenues since World War II have always been approximately equal to 19.5% of GDP, regardless of wide fluctuations in the marginal tax rate. Historically, since the end of World War II, federal tax receipts as a percentage ofgross domestic product averaged 17.9%, with a range from 14.4% to 20.9% between 1946 – 2007.

Reparem agora nestes 3 gráficos (Wiki):

1. Taxas de IRS para os escalões mais alto e mais baixo, desde que o IRS foi criado (1913-2010):

2. Variável referida na “Lei de Hauser” 1945-2010:

2. Componentes das Receitas em Percentagem 1950-2010:
(Para verificarem que o problema não é a variação do peso do Ímposto sobre o Rendimento Individual no total)

Vídeo do Learn Liberty sobre o assunto:

Deixo o porquê para quem vá comentar. Já sei que se vão queixar de fugas ao fisco, fugas de capitais e aproveitamento de buracos na lei. E têm razão. Mas aviso desde já que todos esses factores também se aplicarão a Portugal e que portanto para mim isso é uma discussão estéril. A questão é que o mesmo irá acontecer a Portugal e portanto os resultados cá dificilmente serão outros. O efeito mais visível da subida de impostos é contracção económica e acentuação da fuga de capitais já em curso (onde ficam localizadas as empresas do PSI-20?). Pensem nisso.

Anúncios
 

Etiquetas: , , , , ,

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: