RSS

Porque é que ainda há pessoas inteligentes a preferirem Keynes a Hayek?

14 Dez

Gostei muito deste artigo, mencionado pelo AA n’O Insurgente. Excerto, em tradução minha:

Olhando para os últimos anos, temos que nos perguntar como pessoas inteligentes, examinando as provas, conseguem ainda escolher Keynes em relação a Hayek. Tanto no Reino Unido como na América tivemos políticas monetárias focadas em manter custos de financiamento baixos devido a baixas taxas de juro. Tivemos governos a incorrer em défices orçamentais e a aplicar estímulos fiscais a economias que estavam em crescimento. Seguimos a receita Keynesiana para a prosperidade e ainda assim acabamos com uma recessão – uma recessão que os Hayekianos, com o seu modelo superior, previram.

A resposta reside nas prescrições. Keynes, com o seu crédito fácil e a torrente de dinheiro emprestado, oferece uma perspectiva agradável. De facto, Paul Krugman, um dos Keynesianos modernos mais intransigentes, acredita que “Acabar com a depressão deveria ser inacreditavelmente fácil“, requerendo apenas crédito fácil e mais empréstimos. Na verdade, o que nós tínhamos no início da crise.

Hayek, por outro lado, oferece uma perspectiva mais dolorosa. Como disse o seu mentor Ludwig von Mises:

É impossível evitar o desmoronamento da actividade económica causada pela expansão do crédito. A escolha é somente se o colapso virá mais cedo, como resultado do abandono voluntário de políticas de crédito artificial à Economia, ou mais tarde como uma crise catastrófica do sistema financeiro.

Qual destas perspectivas é que você prefere para contemplar?

Mas estas teorias não deveriam ser julgadas com base em quão quentes e acolhedoras elas nos fazem sentir, mas sim em quão adequadas elas são. Nesse critério, Hayek vence em toda a linha, mas alguns ainda se agarram obstinadamente a Keynes. Pelo mesmo motivo que a tia que dá chocolates é preferida em relação à que obriga a fazer os trabalhos de casa.

 

Anúncios
 

Etiquetas: , , , , , , , ,

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: